Hoje (06) foi dia do “Café com Letras Pretas”, homenageando a literatura negra, abrindo espaço para a construção do senso crítico, inclusão e cidadania entre os alunos do 5º ano da Escola José Batista Neto, em Ibitiranga.
O Projeto é desenvolvido pela Coordenação de Bibliotecas municipais e tem a frente, Vera Patriota, que participou do evento, ao lado da mediadora da Escola José Batista, Silene Alves. Foram trabalhados os autores Carolina de Jesus, Cristiane Sobral e os pernambucanos Odailta Alves e Solano Trindade.
Entre as obras trabalhadas, “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado na década de 1960 que elevou Carolina de Jesus, de catadora de papel a uma das maiores escritoras negras da literatura nacional, tendo sido traduzido para 16 idiomas e vendido em mais de 40 países.
Na programação, foram “servidos” poemas para degustação, apresentações dos alunos com textos dos autores trabalhados, seguido de iguarias típicas com café de verdade! O prefeito Anchieta Patriota prestigiou o momento, destacando a importância da leitura, ele, que é um leitor convicto, contou histórias da adolescência quando lia os jornais que chegavam de trem à Carnaíba. “Lia até os classificados!”, contou o prefeito, que se emocionou ao destacar o pensamento crítico que devemos ter e a capacidade de nos indignarmos com as injustiças do mundo.
Aproveitando o momento e a data (hoje comemora-se o Dia do Prefeito) os alunos e professores prestaram uma homenagem ao gestor. Participaram do evento Vera Patriota, coordenadora das bibliotecas escolares e Biblioteca Pública, a jornalista Maria Brassan, Aparecida Alves, da Biblioteca Pública Municipal, professores e professoras das turmas, coordenação e a gestora Adriana Marques.
0 comentário