Na manhã desta sexta-feira (30/06/23) a Coordenadora Luza Gomes, falou ao blog sobre os serviços que estão sendo ofertados aos carnaibanos, através do Cadastro Único e Bolsa Família, na Secretaria de Assistência e Inclusão Social de Carnaíba, no Sertão do Alto Pajeú, interior de Pernambuco.
Luza disse que houve umas mudanças no cadastro único para quem quer fazer parte dele neste novo Governo Federal, e uma delas, é que as famílias para ter direito é preciso ter uma renda per capita de até meio salário mínimo, já que antes era meio salário e iria até três salários, mais agora mudou. Algumas pessoas vão ultrapassar esta meta, por que alguns programas federais exigem o número do NIS, e um exemplo é a carteira de idoso, e para adquiri-la é preciso ter o número do NIS.
Também relatou que todos os integrantes de uma família inseridos no cadastro, é gerado um número NIS para cada uma deles, sendo que tem uma titular responsável, e que alguns benefícios foram filtrados, ou seja, quem está cadastrado até 2021, e quem ingressou de 2022 para cá, são considerados novos, e podem não ser inclusos em alguns benefícios, a exemplo dos kits digitais.
Luza disse que tem famílias beneficiadas com o Bolsa Família em Carnaíba, que uma vez ou outra, pede revisão cadastral, por que passam os dois anos, ou esperam um aviso no extrato de pagamento para a atualização, e as vezes isto não acontece, podendo acarretar em bloqueio ou suspensão.
No município, ao menos 7 famílias perderam o benefício por este motivo, e é por que o setor fez de tudo para comunicar, entrar em contato através de telefones e acss e associações, já que o prazo é de 15 dias por parte do governo federal, quando envia uma lista de averiguação para revisão.
0 comentário