A Secretaria de Educação realiza, de 28 a 30, a 3ª Formação em Terapia ABA para os profissionais, coordenadores, professores, apoios pedagógicos que atuam com a Educação Inclusiva no município.
A parceria com o Núcleo de Intervenção Comportamental continua, trazendo as profissionais Sandra Crespo e Ana Carolina Colli. As especialistas começam o trabalho visitando as escolas do município na segunda-feira, no período da tarde. A observação é para não somente ver o andamento da metodologia aplicada junto aos alunos com deficiência, como também trazer alguns estudos de caso para a formação.
A formação acontecerá no teatro José Fernandes de Andrade, na terça (29) o dia todo e na quarta (30) até meio-dia.
Derivada do inglês Applied Behavior Analysis, a Análise do Comportamento Aplicada é uma ciência da aprendizagem recomendada pela Organização Mundial da Saúde para pessoas com desenvolvimento atípico, especialmente o autismo.
Por meio desta ciência, profissionais realizam as seguintes etapas:
1 – É feita uma análise dos comportamentos do indivíduo para entender como e porque os comportamentos ocorrem;
2 – Quais as influências ambientais a eles relacionadas;
3 – Assim, é possível traçar estratégias que permitam ensinar novas habilidades para este indivíduo.
Vale pontuar que nesse processo, a individualidade de cada pessoa deve sempre ser respeitada. Por isso, para cada aluno com deficiência é construído bimestralmente o Plano Educacional Individual (PEI) e atualizado no decorrer do ano.
0 comentário