Por: O Repórter do Pajeú
Por volta das 20 horas desta quinta-feira (10), uma criança de 8 anos de idade morreu após receber um choque elétrico, na Rua 12, Residencial Dom Francisco, em Afogados da Ingazeira. Segundo informações, o acidente aconteceu na sua própria casa, que recebeu o choque depois de encostar em um ventilador.
A criança chegou a ser levada para o Hospital Regional, mas não resistiu e morreu. As informações são do Mais Pajeú.
CHOQUES ELÉTRICOS: COMO PROTEGER NOSSOS PEQUENOS CURIOSOS
Dentre os acidentes domésticos, vale reforçarmos a necessidade de prevenção contra os choques elétricos. Os choques são definidos como a passagem de corrente elétrica pelo corpo, podendo levar a arritmias cardíacas, queimaduras e até morte, por isso a prevenção é tão importante.
Desta maneira, vale o alerta aos pais e seguem algumas sugestões:
- Proteger as tomadas através do uso de protetores de borracha ou colocar os próprios móveis na frente das tomadas.
- Proteger todas as tomadas e interruptores com espelhos, tampas ou placas.
- Desligar aparelhos elétricos da tomada após o uso, não expor as tomadas.
- Proteger fios elétricos, não os deixando expostos (como carregador de celular) ou desencapados. Lembre-se que as crianças pequenas costumam levar tudo à boca.
- Não ligar vários aparelhos em uma única tomada (benjamim).
- Evitar brincadeiras junto à rede elétrica (como empinar pipas ou brincar na laje da casa).
- Evitar manipular eletrodomésticos no momento do banho da criança (como secadores de cabelo). Lembrar que a água é um excelente condutor de eletricidade.
Caso a criança seja vítima de um choque elétrico, é importante saber que a eletricidade pode propagar de uma pessoa a outra. Desta maneira, é importante que a pessoa que vá socorrer esteja protegida: não esteja descalça (de preferência usando calçado com solado de borracha) e tenha suas mãos também protegidas (luvas ou material isolante disponível).
Seguem algumas orientações:
- Interromper a corrente elétrica (seja desligando o aparelho da tomada ou desligando a chave geral).
- Se houver necessidade de retirar o fio em contato com a criança, use um bastão de madeira (como cabo de vassoura), um tecido bem grosso ou um rolo de jornal, algo “não metálico”, que não conduza a eletricidade.
- Aguarde alguns segundos para mover a criança, evitando a passagem de eletricidade. Tenha muito cuidado!
- Caso a criança não respire ou não apresente pulso, iniciar manobras de reanimação e chamar a emergência: SAMU (192) ou Bombeiros (193).
0 comentário