O prefeito Anchieta Patriota recebeu na manhã desta sexta-feira (14) a equipe do projeto Cinema no Interior, o idealizador e diretor Marcos Carvalho, a assistente de Direção Iyadirê Zidanes e a fotógrafa Walentina Souza. A diretora de Meio Ambiente, Edna Andrade, que acompanhou as oficinas realizadas pelo projeto em 2022, na Comunidade Quilombola do Caroá, foi a articuladora do encontro.
O projeto chega a sua 21ª edição e, de acordo com o diretor, pretende avançar mais este ano, realizando longas em pelo menos 4 cidades do interior pernambucano. A equipe está visitando 10 cidades por onde o projeto já passou e havendo possibilidade, o diretor quer ampliar este número para seis longas-metragens.
O Cinema no Interior tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento sociocultural de comunidades interioranas, especialmente os povos tradicionais, utilizando como principal instrumento as ferramentas audiovisuais e a indústria cinematográfica.
O projeto realiza pesquisas, oficinas de formação, filmes, livros fotográficos e mostras de cinema trabalhando a própria comunidade local como principais pesquisadores, produtores, protagonistas e plateia inicial. Fruto desse trabalho, a jovem carnaibana Samara Maria teve seu roteiro selecionado pelo Instituto Cinema Nosso, do Rio de Janeiro, para uma série sobre suas vivências na comunidade quilombola.
O prefeito se colocou à disposição para apoio, caso o município de Carnaíba seja selecionado. De acordo com Marcos Carvalho, logo será divulgada a lista com os escolhidos e a expectativa é que os trabalhos tenham início ainda neste primeiro semestre de 2023.
Prefeitura de Carnaíba
0 comentário