O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi estabelecido em 2007 com o objetivo de difundir informações para a população sobre a temática, com vistas a reduzir a discriminação e o preconceito que cercam a pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Atualmente, o município de Carnaíba possui, matriculados na Rede Ensino, um total de 46 estudantes, na faixa etária de 3 a 16 anos. O poder público tem sido incansável na busca de técnicas e estratégias baseadas em métodos cientificamente comprovados, com o objetivo de facilitar o aprendizado e a inclusão destas crianças e adolescentes.
Atendendo ao que preconiza a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 (Lei Berenice Piana), oferece a cada aluno, apoio pedagógico para acompanhá-lo nas atividades de sala de aula. Esses apoios são estudantes universitários que passam também por formações específicas para esse acompanhamento.
Formações como a Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) que contemplou os apoios e também professores, coordenadores e profissionais do Núcleo Psicossocial da Educação.
O município conta ainda com 08 salas de Atendimento Educacional Especializado que oferece, em regime de contraturno, aulas que priorizam atender as necessidades educacionais específicas do estudante, desenvolvidas por professoras especialistas em áreas específicas de ensino.
Outro fator relevante de assistência é a disponibilização de atendimento profissional (fonoaudiólogo, psicólogos, psicopedagoga, neurologista e fisioterapeuta) no Centro de Reabilitação Física e Intelectual Dr. José Leite.
Em 2023 percebemos grandes avanços, porém seguimos buscando atender, da melhor forma possível, procurando ter um impacto positivo no bem estar e na qualidade de vida destas crianças e adolescentes, garantindo assim, um ambiente acessível, inclusivo e acolhedor para seu desenvolvimento.
Do Portal da Prefeitura
0 comentário